SOBRE MOLDES! (muito importante)


Olá queridas!!!! Tudo bem?

Tenho passeado pelos blogs de EVA (quando dá tempo, minha vida é bem corrida) e tenho vistos coisas lindas, meninas que tem evoluído a cada dia mais em qualidade e criatividade, e fico feliz pois a 03 ou 04 anos atrás não havia essa divulgação e reconhecimento com as artes em EVA.

Porém tenho visto algumas coisas que me deixaram um pouco triste. Como vocês sabem, disponibilizo os moldes das minhas peças para venda, tanto para ajudar na minha renda como principalmente para dar oportunidade a quem não está próximo para fazer um curso, poder fazer as minhas peças.

Vendo alguns moldes das peças que crio, aliás são raras as peças que reproduzo, não porque não queira fazer peças de outras artesãs, tem artesãs que admiro muito o trabalho, mas porque eu mesma criando a peça, tenho o direito autoral da peça e da imagem e posso vender o molde. E muitas artesãs que tem comprado os moldes tem feito peças lindas e fico muito feliz com isso!

Para a artesã que compra o molde de mim (que sou autora e detentora dos direitos de criação) eu cedo o direito de reproduzir A PEÇA e não a minha imagem (fotografia do molde e molde).

A artesã pode confeccionar suas peças, vender suas peças, ensinar em cursos as peças, mostrar suas execuções na internet, mas não pode em hipótese alguma revender ou distribuir cópias do molde e imagem original, tanto em papel como virtual, sem minha autorização.

Os moldes que vendo são impressos (não trabalho com moldes via email) em parte para coibir a distribuição ilegal, porém tenho visto que há pessoas que estão escaneando os moldes e disponibilizando em blogs para "doar", outros estão revendendo, sem minha autorização.

Os trabalhos e moldes são propriedade intelectual, portanto protegidos por lei, leis que garantem o meu e o seu direito e o meu e o seu dever!
Para saberem um pouco mais sobre isso podem ler aqui: Lei sobre direitos autorais, atentando para o artigo 29. Você também pode ler algo mais resumido sobre o assunto: Direito Autoral

Não é atoa que também coloco assinatura nas fotos, com a informação "proibida a reprodução desta imgem sem autorização do autor, todos os direitos reservados".

Tenho prazer em me doar, ensinar, muitas pessoas me escrevem me pedindo como faz isso, como faz aquilo e respondo com o maior prazer (as vezes demoro por falta de tempo), estou aos poucos disponibilizando moldes, passo-a-passos, para ajudar quem quer aprender e não consegue fazer um curso, mas também sou profissional e preciso ter meus direitos respeitados, como todo o brasileiro, como você também.

Fiz esse post a título de esclarecimento, pois sei que muitas meninas que estão começando agora tanto no artesanato como no "mundo dos blogs" ainda estão aprendendo e se familiarizando com a ética na internet, direitos autorais, e tudo mais.

Também sei que ficamos empolgadas no início, e queremos entrar de cabeça nesse mundo artesanal e blogueiro, mostrar tudo a todos, mas vamos fazer isso com consciência e ética, sabendo nos respeitar e sabendo onde termina o nosso direito e começa o de outros.

Por isso deixo aqui um pedido às artesãs que estão disponibilizando fotos e moldes de minha autoria em seus blogs, que revejam e pensem sobre os verdadeiros motivos pelos quais estão fazendo isso. O que está por trás de sua motivação? Vale realmente a pena?

Não quero amanhã ou depois ter que desistir da venda de moldes como infelizmente muitas excelentes artesãs optaram por fazer (e com toda a razão), devido a esse tipo de problema. Isso seria um prejuízo não só para mim, mas como também para as meninas que adquirem os moldes, vendem suas peças, dão cursos ou mesmo fazem por hobby.

Caso queiram fazer uma promoção, ganhar seguidores, divulgar seu blog, ou apenas fazer uma cortesia, enfim, estou aberta a participar com você! Vamos fazer isso juntos!
Posso contribuir cedendo brindes, doando um molde original, material de artesanato (conto com excelentes parceiros), enfim, podem me escrever que na medida do possível irei contribuir com seu projeto com muito prazer!

Mas, vamos fazer as coisas do modo certo, ok? Sem prejudicar ninguém. Seremos um grão de areia em meio a muitas coisas erradas no mundo virtual? Tudo bem, não tem problema, a praia é formada de grãos de areia!

Um grande abraço querida artesã e muito obrigada, afinal o meu trabalho existe porque você o valoriza!

Deus te abençoe muito!!!!