Arte na Bíblia - Bible journaling

Olá!

Você conhece o bible journaling?

Esta é uma prática que já existe a alguns anos, iniciou com força nos EUA, e já está presente em várias partes do mundo, inclusive no Brasil.

Mas o que é isso?

Nada mais é do que fazer arte na Bíblia

Mas não trata-se de apenas fazer arte, mas sim de fazer uma arte com significado, algo que flui de um devocional, de uma leitura, de uma meditação, de uma mensagem que fala mais forte com você ao ler a Bíblia. Muitas vezes a ideia de uma ilustração pode surgir durante a leitura, o Espírito Santo pode trazer à nossa memória, uma imagem, um sentimento que desejamos expressar.

1 - Como fazer bible journaling:

Podemos fazer desenhos e colorir com lápis de cor, podemos fazer colagens estilo scrapbook, podemos fazer técnicas mistas, usar tintas acrílicas, aquarelas (a minha preferida), marcadores, canetas, lettering e tantas outras que a nossa criatividade permitir.

Mas o importante, o mais importante realmente é a Palavra, a mensagem transmitida ali. Aquilo que Deus falou com você através de um texto.

Podemos fazer o bible journaling em qualquer tipo de bíblia, porém atualmente existem no mercado uma infinidade de modelos de bíblias com espaços para anotações e que podemos aproveitar para fazer a nossa arte.

Eu acredito que a criatividade é um presente do Senhor para nós e que ele se alegra quando colocamos nossos talentos à disposição do Reino, para honrá-lo.

E se você acha que não tem criatividade, ou não sabe desenhar, ou ainda não consegue caminhar sozinha nessa linda jornada, existem muitas opções hoje para te ajudar: 

adesivos, recortes, desenhos que estão na internet que você pode redesenhar na sua Bíblia onde de alguma forma eles se encaixam com a meditação que você fez. 

Pensando nisso,  após ter desenhado na minha Bíblia, eu passo o desenho para o papel, digitalizo e disponibilizo para quem quiser, junto comigo, meditar na passagem que me serviu de inspiração, ou o mesmo desenho pode se encaixar em outra passagem bíblica para outras pessoas.

Tenho uma conta no Instagram que dedico exclusivamente para postar minhas artes e meditações, chamada @fecomarte mas na medida do possível, postarei aqui também para compartilhar os desenhos com que desejar fazer sua arte na bíblia.

Espero que você experimente esta técnica, é apaixonante e também é uma ferramenta para nos auxiliar no hábito da leitura bíblica.


Um grande abraço, Deus te abençoe!