16 de mar de 2011

SOBRE MOLDES! (muito importante)


Olá queridas!!!! Tudo bem?

Tenho passeado pelos blogs de EVA (quando dá tempo, minha vida é bem corrida) e tenho vistos coisas lindas, meninas que tem evoluído a cada dia mais em qualidade e criatividade, e fico feliz pois a 03 ou 04 anos atrás não havia essa divulgação e reconhecimento com as artes em EVA.

Porém tenho visto algumas coisas que me deixaram um pouco triste. Como vocês sabem, disponibilizo os moldes das minhas peças para venda, tanto para ajudar na minha renda como principalmente para dar oportunidade a quem não está próximo para fazer um curso, poder fazer as minhas peças.

Vendo alguns moldes das peças que crio, aliás são raras as peças que reproduzo, não porque não queira fazer peças de outras artesãs, tem artesãs que admiro muito o trabalho, mas porque eu mesma criando a peça, tenho o direito autoral da peça e da imagem e posso vender o molde. E muitas artesãs que tem comprado os moldes tem feito peças lindas e fico muito feliz com isso!

Para a artesã que compra o molde de mim (que sou autora e detentora dos direitos de criação) eu cedo o direito de reproduzir A PEÇA e não a minha imagem (fotografia do molde e molde).

A artesã pode confeccionar suas peças, vender suas peças, ensinar em cursos as peças, mostrar suas execuções na internet, mas não pode em hipótese alguma revender ou distribuir cópias do molde e imagem original, tanto em papel como virtual, sem minha autorização.

Os moldes que vendo são impressos (não trabalho com moldes via email) em parte para coibir a distribuição ilegal, porém tenho visto que há pessoas que estão escaneando os moldes e disponibilizando em blogs para "doar", outros estão revendendo, sem minha autorização.

Os trabalhos e moldes são propriedade intelectual, portanto protegidos por lei, leis que garantem o meu e o seu direito e o meu e o seu dever!
Para saberem um pouco mais sobre isso podem ler aqui: Lei sobre direitos autorais, atentando para o artigo 29. Você também pode ler algo mais resumido sobre o assunto: Direito Autoral

Não é atoa que também coloco assinatura nas fotos, com a informação "proibida a reprodução desta imgem sem autorização do autor, todos os direitos reservados".

Tenho prazer em me doar, ensinar, muitas pessoas me escrevem me pedindo como faz isso, como faz aquilo e respondo com o maior prazer (as vezes demoro por falta de tempo), estou aos poucos disponibilizando moldes, passo-a-passos, para ajudar quem quer aprender e não consegue fazer um curso, mas também sou profissional e preciso ter meus direitos respeitados, como todo o brasileiro, como você também.

Fiz esse post a título de esclarecimento, pois sei que muitas meninas que estão começando agora tanto no artesanato como no "mundo dos blogs" ainda estão aprendendo e se familiarizando com a ética na internet, direitos autorais, e tudo mais.

Também sei que ficamos empolgadas no início, e queremos entrar de cabeça nesse mundo artesanal e blogueiro, mostrar tudo a todos, mas vamos fazer isso com consciência e ética, sabendo nos respeitar e sabendo onde termina o nosso direito e começa o de outros.

Por isso deixo aqui um pedido às artesãs que estão disponibilizando fotos e moldes de minha autoria em seus blogs, que revejam e pensem sobre os verdadeiros motivos pelos quais estão fazendo isso. O que está por trás de sua motivação? Vale realmente a pena?

Não quero amanhã ou depois ter que desistir da venda de moldes como infelizmente muitas excelentes artesãs optaram por fazer (e com toda a razão), devido a esse tipo de problema. Isso seria um prejuízo não só para mim, mas como também para as meninas que adquirem os moldes, vendem suas peças, dão cursos ou mesmo fazem por hobby.

Caso queiram fazer uma promoção, ganhar seguidores, divulgar seu blog, ou apenas fazer uma cortesia, enfim, estou aberta a participar com você! Vamos fazer isso juntos!
Posso contribuir cedendo brindes, doando um molde original, material de artesanato (conto com excelentes parceiros), enfim, podem me escrever que na medida do possível irei contribuir com seu projeto com muito prazer!

Mas, vamos fazer as coisas do modo certo, ok? Sem prejudicar ninguém. Seremos um grão de areia em meio a muitas coisas erradas no mundo virtual? Tudo bem, não tem problema, a praia é formada de grãos de areia!

Um grande abraço querida artesã e muito obrigada, afinal o meu trabalho existe porque você o valoriza!

Deus te abençoe muito!!!!

9 comentários:

Roartes disse...

concordo plenamente com vc!!!!
tem meu apoio
beijos
Ro

16.3.11
Valéria disse...

APOIADO

16.3.11
nunci2 disse...

amiga te apoyo!

17.3.11
Rcik disse...

concordo com vc linda,so de pensar o trabalho q uma artesã tem em fazer um peça em eva,dias e noites pensando como vai ficar,ai vem pessoas maudosas comprar molde so pra toca isso ñ pode realmente,estou do seu lado conte comigo,bjoks

17.3.11
LuNa CaraMel ♥ disse...

YO ESTOY DE ACUERDO CON SUS COMENTARIOS
Y QUE PENA QUE NO LE DEN EL VALOR REAL AL TRABAJO HECHO A MANO Y MENOS AL VALOR INTELECTUAL

GRACIAS
CAREN ARAUJO POR LA OPORTUNIDAD DE VER TU OBRA

17.3.11
Claudinha Conceição 1 LOTADO (998) disse...

Querida Caren, você sabe o quanto admiro teu trabalho e o quanto gosto de você, infelizmente essas coisas acontecem, tem algumas peças minhas também que estão circulando na internet, eu como você não vendo moldes virtuais, nada pelo computador, talvez por isso não tenha muitas peças minhas, mas também fico triste, pois é nosso trabalho, feito com sacrifícios como algumas horas que privamos nossos filhos da nossa companhia, nossa família, mas também é feito com muito amor, afinal fazemos o que amamos fazer, criar ou até mesmo recriar. Acredito que há lugar ao sol para todos, sem precisar invadir o espaço de ninguém e nem mesmo agredir os outros. Afinal o direito do outro vai até onde começa o meu. Minha querida, você tem meu apoio e minha solidariedade. Uma beijoca grande, saudades tuas.....

17.3.11
Eva Vick disse...

Adorei esse post !!!!

Infelizmente temos que ler isso todos dias !!!!!

Afinal não só na vida lá forá mas aqui dentro da internet e blogs tem muita gente assim má induli que não sabe o que significa o valor do artesanato.

bjs

Vick Bernardo

17.3.11
ADRIANA disse...

estoy deacuerdo en todo lo que usted dice creo que hace una gran labor y no es justo para nadie que no se valore lo que hace saludos desde mexico y apoyo lo que usted plantea

18.3.11
Mãos de Fada Arte em E.V.A by Cris disse...

Concordo Caren, espero que essas pessoal não a façam desistir de vender os seus moldes, pois muitas como eu fazem artesanato para vender a ajudar na renda familiar, quem me dera ter o dom de ser tão criativa como você. Cada peça sua e de outros artesãos que executo e faço um post em meu blog tenho o maior cuidado de colocar a fonte do Trabalho. Parabéns pelos lindos trabalhos e bjs!!!

19.3.11